Projetos

Nossos projetos de 2020

Apoio Pedagógico à Graduação

O projeto Apoio Pedagógico foi criado com o intuito de ajudar os alunos nas suas dificuldades acadêmicas, para isso estamos sempre de portas abertas para ajudar os alunos que nos procuram em nossa sala. Buscando entrar em inovações na forma de ajudar também estamos produzindo vídeos sobre as matérias que mais geram dúvidas no curso de engenharia elétrica.

Workshop de Engenharia Elétrica

O Workshop é um evento realizado anualmente pelo PETee em parceria com outras entidades do curso e apoiado pelo Departamento de Engenharia Elétrica. Buscando contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos dos participantes, bem como ampliar a visão sobre a Engenharia Elétrica e o mercado de trabalho para as diferentes áreas de atuação da mesma, são realizadas palestras, grupos de discussão, minicursos e oficinas, distribuídas ao longo da programação do evento.

PETECA – PET Escolas, Conhecimento e Aprendizado

O projeto PETECA – PET Escolas, Conhecimento e Aprendizado tem como objetivo proporcionar e apresentar um cenário de aprendizado lúdico para estudantes do Ensino Fundamental I, com faixa etária entre 6 e 10 anos, através de oficinas que envolvem conceitos atrelados às diferentes áreas do conhecimento como a Física, a Matemática e a Eletrônica, por exemplo. Através de aplicação da metodologia ativa de aprendizagem este projeto busca estimular a autonomia dos alunos, bem como a criatividade, desmistificando conceitos e despertando o interesse por áreas tecnológicas e de exatas.

Curso de Introdução às áreas Tecnológicas – CIT

O Curso de Introdução às áreas Tecnológicas (CIT) é um evento de ensino que busca levar aos ingressantes da área tecnológica da UFRN aulas de nivelamento, focadas em prepará-los para a forma e o conteúdo das disciplinas que eles verão nos primeiros semestres, procurando eliminar qualquer defasagem que por ventura eles trazem do ensino médio.

O PET-EE em Congressos de Pesquisa

Com o objetivo de ser mais participativo em congressos científicos o PETee desenvolveu esse projeto para ficar de olho e se inscrever em qualquer oportunidade que apareça para divulgação científica dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos petianos.

Engenharia nas Escolas

O PETee com o intuito de divulgar e incentivar a comunidade a cursar engenharia elétrica vamos nas escolas de ensino médio, geralmente nas turmas do terceiro ano e explicamos como é o curso de engenharia elétrica na UFRN e perspectiva no mercado de trabalho. Nosso foco são escolas de ensino público, por conta disso, também explicamos como ingressar na UFRN e opções de cursinhos acessíveis. Mas apesar disso, estamos sempre abertos a apresentar o curso nas escolas particulares que nos convidam.

Minicursos Internos e Externos

Com o objetivo de ter um grupo totalmente capacitado e com as competências necessárias para o grupo, o PETee promove uma série de minicursos internos para seus membros. Além disso, ministrar minicursos internos são uma forma de testar como será o andamento do conteúdo e como pode ser aperfeiçoada para depois ser ministrado para o público externo. Os Minicursos Regulares, busca oferecer para o corpo discente do curso de Engenharia Elétrica e o público em geral, minicursos que explorem temas abordados ao longo do curso de graduação, trazendo aplicações que estão em alta no ramos da tecnologia.

Participação na Mostra de Profissões

A Mostra de Profissões é um evento realizado anualmente pela UFRN voltado para alunos de nível médio e demais públicos interessados, com o intuito de apresentar os cursos ofertados pela universidade. Através de palestras ministradas por docentes e discentes, os cursos são apresentados, assim como, suas áreas de atuação. Representando o curso de Engenharia Elétrica, o PET participa deste evento com o objetivo de fomentar o interesse de possíveis ingressantes do curso, através da apresentação das áreas de trabalho e estudo, desmistificando-o e buscando a sua promoção.

Participação na CIENTEC

Anualmente a UFRN promove a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da (CIENTEC) expondo diversas atividades científicas, tecnológicas e culturais da Universidade, com o intuito de mostrar a sociedade o que se desenvolve dentro da UFRN. Desde a fundação do grupo o PETee vai à feira mostrar uma série de projetos e experimentos para a comunidade externa.

Pesquisa com empresas e egressos

O projeto Pesquisa de Mercado de Trabalho busca coletar dados quantitativos e qualitativos do cenário do mercado de trabalho para as diferentes áreas da Engenharia Elétrica, através de entrevistas com empresários e gestores de empresas do ramo, assim como, com engenheiros eletricistas recém-formados. Este projeto  tem o objetivo de mapear as competências e características que o mercado de trabalho exige do profissional engenheiro eletricista, com o intuito de aumentar o nível de preparação dos discentes de Engenharia Elétrica.

Participação em encontros de grupos PET

Os evento PET acontecem dentro de 3 instâncias, o primeiro dentro da IES ou estadual, depois o regional e por fim o nacional. Participar dos eventos é de extrema importância para o petiano, porque é a partir desse momento que se tem a noção de quão grande e vasto é o programa PET. Nesses eventos por meio de discussões e assembléias, discutimos assuntos que estão diretamente ligados ao nosso futuro e manutenção do nosso programa e enviamos nossas decisões para o MEC. Além de que também é uma ótima forma de conhecer novas pessoas e fazer novos amigos.  

Recepção aos Ingressantes

A Recepção aos Ingressantes é um evento organizado pelo Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica que ocorre ao início de todos os períodos letivos e que tem o objetivo de apresentar informações gerais sobre o funcionamento da UFRN, do curso, assim como, das entidades do curso. O PETee participa deste evento apresentando os membros participantes, as ações realizadas por este grupo e as formas de ingresso no mesmo.

Visitas Técnicas

O projeto Visitas Técnicas busca contribuir para a formação acadêmica e profissional dos graduandos em Engenharia Elétrica da UFRN,  proporcionando a vivência prática dos conteúdos teóricos explorados ao longo do curso.  Este projeto permite conhecer e compreender a dinâmica de trabalho de diferentes empresas dos diferentes ramos de atuação do profissional Engenheiro Eletricista, as diferentes tecnologias empregadas no mercado de trabalho, assim como, o contato direto com profissionais experientes.

Mapa de Humor

O mapa de humor é um projeto que visa um trabalho com os discentes e docentes dos cursos de engenharia, mais precisamente engenharia elétrica. A ideia é mapear através de um painel o humor dos alunos durantes diversos períodos do semestre, nas primeiras e últimas unidades sendo em período de pré prova, prova e pós prova. O projeto visa também mostrar plataformas e ferramentas que auxiliem o aluno no durante sua jornada, como gerenciadores de tarefas, app e livros e afins.

Mãos a obra

Projeto que visa capacitar e desenvolver novas habilidades nos petianos, bem como incentivar a realização de experimentos desafiantes e didáticos que possam vir a gerar artigos , serem úteis nas atividades do PET , ou ainda aplicar conhecimentos teóricos estudados na universidade.